sábado, 10 de dezembro de 2016

uma breve analise da atuação da liga de xadrez do ES

A liga Brasileira de xadrez no ES já é uma realidade no nosso estado, vários torneios em diferentes lugares, posso afirmar com certeza que esta fechando o ano com chave de ouro com o seu torneio de 60 minutos, estão chamando de pensado, só que sabemos que até 1 minuto o cara tem que pensar, esta mais para rápido do que pensado(proporcional). A proposta da liga foi criada para humanizar, facilitar a pratica do xadrez no Brasil e fazer com que o jogador de xadrez tenha uma participação na administração e gerencia do xadrez, na fesx somos meros espectadores, não temos participação nas decisões e nem somos convidados para contribuir com ideias ou sugestões, então a liga teria que ser o oposta da federação, será que esta sendo?

Então vamos analisar os erros e acertos da liga, o que poderia mudar, a liga já esta firme em todos os estados da nação, já esta mudando a mentalidade dos dirigentes, a passos de tartaruga na verdade, já é um grande sinal.

1- bons torneios, só que tem um detalhe, poucos participantes,(sabemos que aqui em vitória quando vai chegando a metade do ano os atletas vão sumindo) somente em Aracruz é que temos uma super lotação com vários jogadores. Não necessita ser um grande gênio para saber qual é o problema. A- taxa de inscrição e 2 torneios no mesmo dia, o que é muito cansativo para os jogadores mais veteranos como eu. 55,00 para jogar 2 torneios e sem premiação atraente para os vitoriosos, essa equação não esta fechando, nesse caso os torneios da fesx esta mais em conta para jogar, isso mesmo amigos a federação de xadrez do ES esta dando melhores condições para disputar torneios.

2- O presidente sabemos quem é, e os demais integrantes da diretoria, quem é? cade o estatuto da liga, as atas com as reuniões da diretoria, cade o relatório financeiro, quem é o tesoureiro mesmo, eu não sei quem é, mas ai você me pergunta, na fesx é a mesma coisa, ninguém fica sabendo de nada, então só posso dizer que estamos participando de organizações secretas.

3- Um quadro de associados com ranking e em novembro recebemos a nossa carteira de sócios da liga, isso sim vocês estão de parabéns, sempre recebo convites para torneios em redes social, esse é o caminho.

4- O ambiente de jogos é muito agradável, não tem muito espaço, mas é muito confortável, cafezinho, água gelada e algumas bolachas para degustação, nisso eu gostei, tem que ter um cafezinho para ativar os neurônios.

5- Por ultimo o mais importante, não é só de torneio que nós necessitamos, que tal: palestras com jogadores graduados, cursos de arbitragem(parece que vai ter um em janeiro/2017), sabe quanto um árbitro graduado esta cobrando para trabalhar um torneio: 400,00, imaginem o Udsom em Serra ter que pagar essa quantia, um absurdo, a fesx praticamente acabou com todos os árbitros no ES, se a liga fizer esse curso, vai acabar com essa exploração, além disse a nossa arbitragem aqui no ES esta fraca, tirando o árbitro internacional, o resto é tudo farinha do mesmo saco, esses caras necessitam fazer uma reciclagem para serem árbitros de verdade, para finalizar, que tal uma simultânea com GM para alegrar a capivarada. Essa minha postagem é mais para dar sugestões, eu posso estar errado em alguma coisa, só que isso aqui não é uma verdade absoluta, espero ter contribuído de alguma maneira para melhorar o xadrez no ES.

Nenhum comentário: